Sozinho, o azeite já traz requinte a receitas simples do dia a dia. Porém, o sabor pode ainda ganhar mais camadas quando se aprende como aromatizar o azeite.
Uma combinação com ervas, temperos, especiarias e até frutas cítricas pode transformar o azeite que o consumidor tem em casa. Com essa possibilidade, uma garrafa de azeite pode render outras pequenas embalagens com variações deliciosas, que vão elevar os seus pratos a novos patamares!
Neste guia, vamos explorar o passo a passo desta técnica, desde a escolha dos ingredientes até a utilização do azeite aromatizado nos pratos.
Não pense que é só colocar uma erva ou tempero dentro da garrafa – isso também pode ser feito. Porém, há processos que ajudam a salientar esses novos aromas e sabores que vão transformar a maneira como você usa o azeite. Acompanhe!
Saladas, pães, massas, molhos, sopas, carnes e pescados. São infinitas as possibilidades de utilizar um azeite temperado. Seja para dar um toque especial a uma entradinha ou para experienciar novos aromas e paladares a um prato já conhecido, que está pedindo um ar de novidade.
Confira, a seguir, dicas de como aromatizar azeite e transformar essa prática em hábito.
Lembre-se de que uma garrafa maior pode abrigar o seu azeite inteiro aromatizado. Que tal já selecionar vidros menores para que ter a opção de fazer mais de uma receita e rechear a prateleira de azeites?
Selecione um produto que não entre em conflito com os temperos e ervas que deseja utilizar. Um azeite extravirgem de qualidade superior, com menor acidez são preferenciais para esse método.
Para iniciar o processo de aromatização do azeite, você precisa seguir os seguintes passos:
1. Lave e seque bem os ingredientes aromáticos escolhidos;
2. Coloque o azeite em uma panela em fogo baixo e o mantenha nessa temperatura. Deixe aquecer por alguns minutos, sem nunca chegar a ferver. A ideia é que chegue até os 40 graus. Se você tiver um termômetro, o preparo fica ainda mais seguro.
A partir daqui, há duas técnicas
Ou
Depois que o azeite esfriar, tampe o recipiente e armazene o produto em local fresco e seguro. Anote a data, é importante que ele seja consumido em até 30 dias. Para durar mais, ele pode ir para a geladeira.
Com mais opções na prateleira, o azeite de manjericão vai bem nas pizzas, e o temperado com alecrim dá um toque especial na salada de macarrão. As misturas com pimenta são recomendadas para carnes, e aquele especial de alho, para comer a torradinha da entrada.
Os azeites produzidos com azeitonas mais maduras têm um sabor mais adocicado, amendoado. Já os produtos feitos a partir do fruto mais verdinho, são mais intensos, tem aquele cheirinho de vegetais. Quem possui um olfato mais apurado, pode sentir notas de grama ou de frutas, como maça e pera verde em alguns deles
O aroma frutado pode ficar ainda mais intenso com a adição de frutas cítricas. Basta fazer o mesmo processo que citamos acima utilizando raspas ou pedaços da casca de limão, de laranja ou de limão-siciliano. Neste caso, o mais indicado é coar a mistura. Esse tipo de azeite vai bem para regar sobremesas, aves, peixes e saladas.Agora que aprendeu um pouco mais sobre azeite, o próximo passo é saber que é possível utilizar esse produto de diferentes formas no ato de cozinhar. Não só para regar a salada, o azeite pode ser parte do processo de defumação, usado para marinar e fritar. Saiba mais sobre o tema no artigo: Azeite de Oliva Para Cozinhar: 10 Técnicas Culinárias Com Azeite
Receba nossas ofertas e novidades em primeira mão