Um bom azeite de oliva para cozinhar faz a diferença na preparação dos seus pratos. Não apenas o sabor, mas a qualidade nutricional dos alimentos é mantida, sendo uma alternativa bastante saudável.
O azeite tem muitas propriedades benéficas ao organismo. Dentre elas, podemos citar seu poder anti-inflamatório e os benefícios que propicia ao coração. Entenda melhor qual azeite pode ir ao fogo, além de várias técnicas de preparo de pratos. Boa leitura!
Quando o azeite de oliva para cozinha não é aquecido, os pratos podem ser emulsionados, conservados, fumegados, marinados e defumados. Confira cada uma dessas técnicas a seguir!
A técnica ocorre quando gotículas de azeite são dispersas em líquido aquoso. O resultado é uma mistura estável, sendo o molho vinagrete um exemplo clássico. Outros pratos como maionese, aioli ou pesto também são feitos com emulsificação do azeite com outros líquidos, para assim criar texturas agradáveis e sabores equilibrados.
Ao conservar o azeite de oliva para cozinhar in natura, a ideia é proteger o produto da luz, do calor e do ar. Dessa forma, as propriedades dos alimentos são mantidas, sendo que o armazenamento deve ser feito em recipientes opacos e totalmente fechados. Saladas, carpaccios e molhos são alguns exemplos de pratos que podem destacar o sabor do azeite in natura.
Fumegar é usar a fumaça na aromatização dos alimentos. Normalmente, a técnica se vale das lascas de madeira aromática, que liberam fumaça quando aquecidas. Ao fumegar com azeite, este é aquecido e exposto à fumaça, para assim absorver os aromas característicos da madeira.
Usando lascas de carvalho, por exemplo, você pode criar um azeite aromatizado, capaz de realçar o sabor de carnes grelhadas. Para isso, basta aquecer o azeite e colocar as lascas sobre a fonte de calor, deixando a fumaça envolver o azeite.
Nesta técnica, os alimentos são deixados em uma mistura líquida, geralmente contendo óleos, ácidos e especiarias. Vale destacar que, na prática, isso não apenas realça o sabor, mas também é capaz, por exemplo, de amaciar uma carne.
Embora pareça com a fumegação, não se trata da mesma técnica. Defumar é expor os alimentos à fumaça, geralmente de uma madeira específica, visando agregar sabor e conservar os alimentos.
Você pode usar azeite de oliva para cozinhar em conjunto com madeira aromática, como o carvalho. Durante um período controlado, o resultado é um azeite com nuances defumados, podendo ser usado para realçar o sabor em legumes grelhados, frutos do mar e outros pratos.
Quando se prepara pratos com altas temperaturas, o mais comum é usar o óleo. Contudo, o azeite também é uma boa opção, tanto que existem várias técnicas nesse sentido. Confira cada uma delas a seguir!
Para fritar, use o azeite de oliva extra virgem. Este tem um ponto de fumaça mais elevado, pois isso vai evitar a formação de compostos prejudiciais à saúde. Aqueça o azeite lentamente e mantenha a temperatura controlada, para evitar ultrapassar o seu ponto de fumaça.
Esta é uma técnica de conservação que consiste em cozinhar lentamente alimentos com azeite de oliva para cozinha a baixas temperaturas. Quando este é de qualidade, os alimentos são cozidos de maneira uniforme, ficando macios e aromáticos.
Saltear é fazer um cozimento rápido em fogo alto, usando pouco azeite. Em poucos minutos, além de ficarem crocantes, os alimentos têm seus nutrientes preservados, bem como as suas texturas.
Refogar significa o ato de cozinhar alimentos em uma pequena quantidade de gordura em fogo médio. Para fazer isso com azeite, basta aquecê-lo em uma panela e adicionar ingredientes como cebola, alho, legumes ou carne.
A técnica de assar usa o calor seco na preparação de pratos. Nesse sentido, o azeite pode ser usado para realçar o sabor e conferir textura. Quando se rega legumes e peixes com azeite, por exemplo, cria-se um revestimento que ajuda a reter a umidade e realçar os sabores.
Usar bons azeites é crucial para garantir resultados culinários superiores em diversas técnicas. Além de preservar melhor seus atributos sensoriais e nutricionais em processos como conservação e fritura, eles realçam o sabor dos pratos, proporcionando uma experiência mais rica e saudável.
Um bom azeite de oliva para cozinhar deixa os pratos mais saborosos e saudáveis. A Castelo Alimentos conta com um produto da mais alta qualidade, capaz de suportar altas temperaturas, sem aquele risco de surgir aqueles compostos prejudiciais à saúde.Acesse nossa página e confira receitas com azeite extra virgem!
Receba nossas ofertas e novidades em primeira mão