Tipos de Azeite — Qual a Diferença Entre o Azeite de Oliva e o Extra Virgem?  

Receita de Rosbife ao molho de balsâmico
ROSBIFE AO MOLHO DE BALSÂMICO E ESPECIARIAS
25 de março de 2024
receita de clericot
CLERICOT CASTELO
27 de março de 2024
Tipos de Azeite de Oliva

O uso do azeite no preparo de alimentos é uma prática milenar, que atravessa gerações. Item indispensável para muitos amantes da boa cozinha, além de contribuir para o sabor das receitas, o azeite também promove inúmeros benefícios à saúde, isso porque tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e auxilia na diminuição do colesterol ruim e dos riscos do diabetes. 

Para quem não abre mão de um bom azeite e de seus benefícios, uma dúvida comum é sobre qual a diferença entre os diversos produtos encontrados nos mercados. Neste post, falamos sobre as características de cada tipo de azeite e damos dicas de como escolher o melhor para cada preparo. Continue lendo para descobrir: 

  • quais são os diferentes tipos de azeite;
  • qual o melhor azeite, de oliva ou extra virgem;
  • qual o melhor azeite para cozinhar, azeite de oliva ou extra virgem;
  • como ter certeza de ter escolhido o melhor azeite.

Quais são os diferentes tipos de azeite?

É desafiador escolher o produto  ideal para uma receita em meio aos diversos tipos disponíveis nos mercados sem conhecer bem cada tipo de azeite. Afinal, cada um tem propriedades específicas e sabor único. 

Confira quais sãos os principais tipos de azeite, quais são suas características e para quais preparos são mais indicados:

Azeite extra virgem

O azeite extra virgem é conhecido pelos benefícios de seu uso à saúde e por sua qualidade superior. Obtido a partir da primeira prensagem das azeitonas, o que confere a ele maior preservação das suas propriedades naturais, o produto traz um sabor robusto e menor acidez.

Segundo o Ministério Brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a acidez do azeite extra virgem pode chegar no máximo a 0,8%.

Azeite virgem

O azeite virgem é extraído da segunda ou terceira prensagem das azeitonas e pode apresentar acidez um pouco mais elevada, entre 0,8 e 2,2%, também segundo o Ministério Brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Apesar da maior acidez e da qualidade inferior na comparação com o extra virgem, o azeite virgem ainda carrega inúmeros benefícios para a saúde. Como seu gosto é mais suave e menos intenso, o uso desse tipo de azeite é indicado para preparos nos quais não se deseja ressaltar o sabor do azeite.

Azeite de Oliva Extra Virgem Castelo Seleção

Já o Azeite de Oliva Extra Virgem Castelo Seleção é produzido com, possui uma acidez de apenas 0,2% — menor que a acidez do azeite extra virgem convencional — e é rico em antioxidantes e vitamina A.

Ideal para diversos pratos, o produto também realça sabores, sem apresentar glúten ou gorduras saturadas na sua composição.

Maturação do azeite

As diferenciações entre os azeites não param na acidez. Eles também podem ser classificados de acordo com o estágio de maturação das azeitonas usadas na fabricação, o que altera a coloração e sabor do produto final.

O azeite produzido com azeitonas maduras possui um sabor mais suave e frutado, como é o caso do novo Azeite de Oliva Extra Virgem Castelo Seleção, que também apresenta uma leve picância persistente.

Qual o melhor azeite, de oliva ou extra virgem?

A pergunta sobre qual tipo de azeite é melhor, se o de oliva ou o extra virgem, frequentemente surge entre entusiastas da culinária. A resposta, no entanto, não é tão simples. Não há necessariamente um tipo de azeite melhor que o outro, mas sim características mais apropriadas para determinado uso.

Azeite de oliva

O azeite de oliva tem o sabor mais suave e uma acidez um pouco maior, sendo ideal para realçar pratos mais delicados, como saladas, peixes de gosto mais leve, massas e pratos que pedem um toque de sabor mais discreto.

Azeite extra virgem

Já o azeite extra virgem é obtido a partir da primeira prensagem das azeitonas, o que garante a preservação de propriedades naturais e menor acidez. Esse tipo de azeite é perfeito para ser usado no preparo de saladas de folhas verdes, legumes salteados e pescados.

Qual melhor azeite para cozinhar, azeite de oliva ou azeite extra virgem?

Quando se trata de escolher o melhor azeite para frituras, surge a dúvida entre o azeite de oliva e o azeite extra virgem. A questão aqui envolve o ponto de fumaça, temperatura na qual o óleo começa a se decompor e liberar substâncias prejudiciais à saúde. 

Ambos os tipos de azeite têm pontos de fumaça relativamente altos, ou seja, estão liberados para o cozimento em baixa e média temperatura. Mas é importante mencionar que o azeite de oliva extra virgem, devido à sua qualidade superior e preservação de compostos antioxidantes, pode ser uma escolha mais saudável.

Importante destacar ainda que o azeite extra virgem é mais intenso, por isso, seu sabor pode se sobressair ao do alimento.

Leia também: Azeite de Oliva Para Cozinhar: 10 Técnicas Culinárias Com Azeite  

Como ter certeza de ter escolhido o melhor azeite?

Além de conhecer bem os diferentes tipos de azeite e saber qual o mais indicado para cada receita, ao comprar um azeite é essencial escolher um produto de alta qualidade e boa procedência.

Para não ter dúvidas sobre a excelência do azeite escolhido, prefira produtos de marcas reconhecidas, como a Castelo Alimentos. Dona de uma tradição que atravessa gerações, nossa marca oferece uma linha completa de itens para você poder preparar os mais diversos pratos.

Agora que você sabe quais são os diferentes tipos de azeite, já pode escolher a melhor opção para sua próxima receita. Visite nosso site e confira nossa linha completa de azeites de alta qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha-se atualizado!

Receba nossas ofertas e novidades em primeira mão

    Translate »